quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Santa Thais

Já sofri muito na vida por ter este nome. Sim, porque hoje ele é bem comum, tem até artista de televisão como a Thais Fersoza ou a famosissima Thais Araújo. Quando era criança eu não gostava muito não! Não tinha uma vezinha só que eu dissesse meu nome e as pessoas entendessem de primeira. Tinha sempre que repetir! Pior quando me pediam para explicar. Mas o que significa Thais? Sei lá! E quando era criança me interessava menos ainda em saber.

Na verdade eu sou a terceira filha mulher e naquela época não era comum os exames para saber o sexo do bebe. Então, alem de nascer num dia meio exótico, eu ainda dei a surpresa de ser mais uma menininha. Claro que meus pais não haviam nome para mim, pois tinham certeza que dessa vez era um menino. E assim eu fui chamada de nenem por uns 15 dias. Até que minha mãe leu esse nome em algum lugar e assim fui finalmente batizada, Thais.

Os anos se passaram e ouvi algumas histórias sobre o meu nome, mas que nunca me convenceram realmente. Um dia chegando no trabalho um amigo me disse: "- sabe que escutei no radio que hoje é dia da sua santa, Santa Thais". Me surpreendi, porque na verdade nunca havia ouvido falar dela. Alguém ai já conhecia? Corri para pesquisar e encontrei essa imagem. a história diz que ela era uma cortesã egipcia, que se converteu ao cristianismo, viveu na clausura por 3 anos e morreu 15 dias depois de sair. Seu dia festivo é 8 de outubro.
Depois de haver superado todas as dificuldades com o meu nome, eu cresci, casei e vim morar na Itália - não necessariamente nessa ordem (risos!) - E então pensei: meus problemas com o nome voltarão. Como vou fazer as pessoas entenderem, aceitarem e pronunciarem ele bem?

Bom, para minha surpresa foi muito mais fácil do que imaginava. Não, aqui na Itália eles ainda não batizam as crianças assim, mas outra brasileira já fazia sucesso na televisão daqui e adivinha como ela se chamava? Thais Souza Wiggers e dançava num  programa diário no horário nobre. Então agora quando digo o meu nome eles logo se adiantam: "-Ah! Como a Velina brasileira!" e me poupam toda a explicação.

E eu crente que ia desfilar a história da Santa...

20 comentários:

  1. Thais
    Gosto muito do teu nome e a Santa homônima, é linda, muito parecida com você. Viu, nem tudo na vida são dificuldades e clausuras >)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Thais, quando estava grávida da minha filha, o seu nome estava na minha lista. Fiz um sorteio com todos os nomes que eu gostava, pois eu e meu marido estávamos perdidos em escolher, e o nome "sorteado" foi Ana Luísa! Thais é um nome lindo!! A história da santa desconheço, mas a coitada sofreu...Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que coisa... nunca achei seu nome estranho, pois desde os 4 anos tinha uma amiguinha que se chamama Taís. Sofri bastante com o meu Glenda no Brasil, mas aqui na Espanha todo mundo entende muito bem! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Thais
    Gosto muito do seu nom. Acho forte ! Da santa com esse nome, não conhecia... obg por partilhar...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o dia exótico! rsrsr Até hj conto para minhas amigas como seu aniversário era comemorado (no Natal na Casa da Vovó Maroquinha!).
    Hj em dia deve ser uma festa, não é?

    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem tive muitos problemas com meu nome, por ser um nome indiano, ninguem no Brasil conhecia alguem com o mesmo nome, e nem os meus professores conseguiam falar o meu nome de primeira. Engracado que minha experiencia eh parecida com a sua, ja que aqui na Inglaterra tem muito indiano e gente com nomes diferentes, entao meu nome apesar de ser diferente eh ateh comum..rs
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Thais!
    Eu não conhecia esta Santa, p/ mim foi uma novidade.
    Q bom q seu nome foi bem aceito aí e sorte sua ter nome de artista!
    Eu gosto do seu nome, conheço mta gente boa e sua chará.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Thais era bem comum na minha infância. Acho que é uma questão de região. Anyway... melhor ser a xará da dançarina do que da santa. A diversão é garantida...
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber mais sobre o meu nome!!!

    Meu nome é Tais sem H. adoro o meu nome! Quando alguem pergunta meu nome encho a boca: TA-IS. rsrs

    Aqui na España se comemora o dia do seu santo e eu ñ sabia o dia do meu!

    Obrigada por compartir. ;)

    Bjus da Ta

    ResponderExcluir
  10. Eu sei bem o que é isso… Hoje em dia, meu nome é super comum no Brasil, mas quando eu era pequena (anos 80), eu era a única Eduarda da escola inteira! ;) O pior foi quando fui estudar fora- já imaginou o meu nome com a pronúncia em inglês? Fica um desastre! Thais é um nome lindo; achei super interessante saber da santa... Será que encontro Santa Eduarda?!? Acho que estou pedindo muito... rsrs Beijosss

    ResponderExcluir
  11. ô filha e meu nome que é SUZALA?? kkkk....só conheço uma!! o significado é lindo, mas até a pessoa entender que o nome não é Suzana dá um trabalhooo....beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. hehehheer

    Quando era pequena, o nome Júlia também não era mt conhecido...

    ResponderExcluir
  13. Acho seu nome lindo, além de forte. Ainda bem que vc desencanou. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha varias coleguinhas na escola que se chamam Thais. Também tenho uma prima com o seu nome. Alias, pensei que fosse um nome de origem grega.

    O meu nome que nem é tao dificil assim nao é tao legivel aqui na Italia. Legivel e "escrivivel"! Ja escreveram meu nome com I, com Y (essa vez foi a pior, pois foi escrito por uma pessoa formada e tudo, responsavel por um departamento da universidade. Isso porque eu comecei soletrando "I lunga", o nome do J em italiano, e nao "Jay") e até GI, italianizando meu nome. A pronuncia também nao é das melhores. Sao poucas as pessoas que dizem Giuliana... ou dizem Iuliana ou entao Juliana em espanhol :D (e isso que também tem uma brasileira famosa com meu nome aqui na Italia).

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Thais,agradeco a visitinha da le, la no meu bloguinho, nao sou anonima, mais nao ta entrando o meu comentario correto. O blog de voces é muito legal, nao sou uma pessoa de andar na moda, mais as vezes a moda me pega. Como agora os babados, que amo ou cabelos sem chapinha..kkk Beijoss

    Marquinhas. blogger. com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaís
    Acho este nome muito bonito, diferente. Só não sabia da existência desta santa, ainda mais egipcia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Thais,
    Eu não conheço a Santa Thais. É você? Hum, acho que não, porque para ser considerada Santa, você teria que passar pelos testes do Vaticano. Teria que fazer uns milagres e coisa e tal.

    Como você é a única Thais que tenho algum contato, então 100% das pessoas com este nome são bem legais!

    Meu nome do meio é terrível, só perde para Schwarzenegger. Quando tenho que preencher algum cadastro, vou logo mostrando a identidade, ou quando é por telefone, pergunto se não serve algum número de identificação.... rsrs
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia essa santa tb...
    Nomes é uma coisa neh...Meu filho smp que fala o nome dele as pessoas comentam "ah...Vinicius de Morais"...e o coitadinho agora pensa q ele proprio é o Vinícius de Morais de tanto q ouve esse comentario desde q nasceu..Tive q mostrar p ele no youtube q existiu msm um homem c esse nome..rsrs..
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Thaís.
    Eu também tenho uma histórinha para te contar.
    Quando minha filha nasceu em 08 de outubro de 1982, ficamos naquela dúvida para decidir que nome colocar. Naquela época não era mesmo comum fazer ultrasson para saber o sexo do bebê, então minha mãe sugeriu Thaís. Gostamos bastante. Depois que a Thaís já estava com 12 anos, ela entrando na internet descobriu que no dia 08 de outubro, dia do seu aniversário, era dia também de Santa Thaís essa santa egípcia.Não acredito só em coincidências. Para concluir, hoje temos uma empresa que se chama Santa Thaís e que vai muito bem graças a proteção de Santa Thaís.

    ResponderExcluir
  20. Tbm me chamo Thais e por acaso hj descobri essa santa,so não entendo pq ela é tão desconhecida

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...