quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Aula de Italiano

Bom, exatamente amanhã faz 9 meses que cheguei aqui em Milão. E cheguei não falando nada de italiano, por isso em Março comecei um curso, da própria comune. O curso funciona por semestre (de Março até Julho) e se paga 85 euros por cada um. As aulas são duas vezes por semana com duração de 2 horas cada. É pouco, mas um ótimo inicio.

Ao final do semestre fazemos um teste oral e um escrito e se o aproveitamento for satisfatório e não tivermos muitas faltas, recebemos um certificado. Comecei no nível A1 e era estranho estar numa sala com pessoas de vários países interessantes e não poder me comunicar. Juro que me esforçava! Passava o dia inteiro olhando a televisão e tentando entender o que eles falavam, principalmente nos telejornais. Mas a minha maior escola foram os barracos do Grande Fratello (BBB) e do Amici (um reality de cantores e bailarinos). Deprimente? Pode até ser, mas lá tinha emoção, eu dava muitas gargalhadas, cada um falava com seu sotaque e  super rápido e principalmente usavam as girias e expressões que eu realmente precisava aprender para o dia a dia.

Não fiquei viciada, mas isso me ajudou a estar mais preparada. Quando trabalhei pela primeira vez aqui, num festival de verão, foi que realmente me deu um clic e comecei a falar o idioma. Morria de vergonha, mas a necessidade falava mais alto. Passei no exame de italiano e fui a segunda maior nota da sala! Me pularam para o nível B1. Mas vieram as ferias. Malditas! Perdi um pouco do progresso que havia feito, porque voltei a falar só em espanhol aqui em casa.

Desde  Setembro voltamos a estudar e ando muito desanimada. Isso porque a professora não conseguiu adotar um livro, então recebemos xerox a cada aula e eu fiquei sem material para estudar em casa sozinha. Depois porque sinto que a classe é um pouco lenta e a professora repete as mesmas coisas que eu escutava no nível A1. Outro dia um colega, inglês, disse que a professora falava muito rápido e que ele não conseguia acompanhar, mas para falar a verdade eu não só entendo tudo que ela fala, como também as vezes  a acho muito repetitiva.

O exercício de hoje era fazer um diálogo, como se estivessemos comprando um pacote de viagem. E disso eu entendo, porque já comprei alguns por aqui. Acabei fazendo dupla com uma peruana que vive aqui há anos e já até namorou um italiano por 3 deles. Seria um incentivo, já que ela fala mais do que eu, mas logo que o exercício começou ela não me deixava criar as minhas frases sozinha, tinha sempre uma opinião: "mas aqui não se fala assim, se usa assado" e bla bla bla. Confesso que fiquei meio de saco cheio e a um certo ponto resolvi nem argumentar mais. Queria que aquele exercício acabasse e fui aceitando todas as sugestões da guria. Começamos a recitar nosso diálogo e tudo que a professora corrigiu foram exatamente as coisas que ela cismava que eram certas e que eu todo tempo tinha razão.

A conclusão que eu tiro é que sorte que eu tive de poder estudar desde que cheguei! Aprender na escola é muito melhor! A gramática é fundamental para se falar uma língua perfeitamente. Não se pode ignorar as regras! A coitada já esta aqui há tanto tempo e aprendendo tudo errado e o pior, segura de que está certa. Bom, quanto a mim, já quase não assisto mais a televisão e comprei alguns livros em italiano, assim tenho o que ler em casa. Ah, e também seguirei nas aulas, mesmo que não esteja tão animada, quem sabe não pulo de nível de novo?

Ps: quem quiser saber informações sobre o curso aqui em milano é só acessar este site, lá tem aulas de outros idiomas também.

19 comentários:

  1. Isso mesmo, Thais! O importante é nao desanimar! Brava!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei aprender italiano na Sociedade Dante Alighieri em minha cidade, mas fiquei qse louca. São muitas regras gramaticais.
    Para vc será fácil, pois vc está aí.
    Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Thais
    Acho lindo este idioma!
    Eu morei em um prédio de apartamentos qndo adolescente(tinha 12 anos + ou -) aqui no Brasil, onde tinham 3 famílas italianas;
    Bom eu morava no térreo, uma das famílias no meu lado e outra no andar de cima, qndo eles resolviam vir p/ janela conversar pareciam q estavam brigando, eu ria p/ caramba.O gozado q qndo conversavam conosco, já não exageravam tanto!
    Vai com perseverança, q com certeza vc vai passar p/ outro nível rapidinho e em breve vai ensinar algumas palavrinha p/ gente.
    Boa noite.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas,
    o blogencontro sera dia 11 de dezembro as 16 horas no Shopping Tijuca. Maiores informações entrem em contato com a Camila, do desabafo (www.odesabapho.blogspot. com) ou email (ccardoso@jcom.com.br)
    MUito de legal se uma de voces comparecerem!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Meninas, já fiz italiano por 4 semestres e amava as aulas. Hoje arranho no basicão mesmo. Adoro a lingua, o jeitão do povo, enfim, dá até saudades. Bjos, Nanda / http://ararafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi minha linda, vim retribuir sua visita, e amei seu blog. Torço para que você consiga se dar super bem nas aulas, acho lindo o idioma italiano, não sei falar nada, mas acho lindo. o grande sonho do meu esposo é conhecer a itália. Acredito e tenho fé que um dia esse sonho se tornará realidade. seu blog é super gostoso de ler. tô te seguindo tá. beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais..
    Aprender uma nova lingua é um grande desafio..
    Parabéns pelo esforço e determinação.. e não desanima, viu.. eu acho muito bonito o jeito dos italianos falarem.. eles parecem bem "emocionais", sei lá hehehe

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá Thais,
    Eu sei pouquíssimas palavras em italiano: pizza, ragazzo (nome de restaurante), Ferrari (vale?) e é só...
    Um idioma novo é mesmo um desafio mas para as pessoas determinadas e imersas na cultura do país, como é o seu caso, este obstáculo pode ser um pouco menor.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Io non parlo italiano ma lo capisco...kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Adoro, assisto alguns programas e compreendo uma boa parte dos diálogos. Em Maurícios alguns garçons chegavam falando italiano conosco...marido ficava puto! kkkkkkkkkkkk. Beijocas e força na peruca!

    ResponderExcluir
  10. Chegamos juntas aos nossos novos países. Tb comecei meu curso em março. A diferença que fiz intensivo, todo dia, 4 horas.
    E curso tem disso mesmo. A gente às vezes dá sorte, outras não.
    TV tb tem sido minha salvação. Vc fala de barracos e eu falo de desenhos. Dá-lhe Bob Esponja! hahahah
    A parte do clic tb é ótima!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, Thaís!!! Nao desanime! Pelo menos o italiano é mais fácil que alemao!!! rsrsrs. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Tenho certeza que vc está falando tudo, amiga! beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Thais
    Aprender algo novo é sempre difícil e um idioma é ainda pior, mas com determinação e sequencia, vc tira de letra.
    A prática é o melhor exercício.
    Sugiro que vc se aproxime na tua aula de alguém que combine com o teu jeito, acho que ficará mais fácil.
    Vc já fala muito bem e falará cada dia melhor, tenho certeza!
    Um super abraço

    ResponderExcluir
  14. Eu acho um charme falar italiano, deve ser mara saber e compreender tudo certinho. Depois do inglês enfrentarei este idioma [seja o que deus quiser]. Aprender é sempre bom, ainda mais quando é algo que beneficia muito a gente... fiquei feliz pela sua história! Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Concordo contigo. Os estrangeiros que vão às aulas e lêem, aprendem as regras e acabam sabendo mais do que os nativos da língua. Mas tv e rádio tb ajudam muito a saber a forma coloquial de se falar. E vc vai começar a voar no idioma quando tiver um emprego que te fizer falar com o povo o dia todo. Boa sorte...
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Ai que delícia, tenho uma amiga que morou em Treviso e passou por este tipo de adaptação também.

    ResponderExcluir
  17. Boa sorte nos estudos. ânimo que vc vai conseguir realizar teus sonhos :)

    ResponderExcluir
  18. Eu estudei italiano ha 10 anos. Então estou travada um pouco por aqui, me formei na língua mas nunca a usei. Estou buscando um curso para mim também, se eu não conseguir o aqui de Senago vou tentar o de Milano. E tem que estudar mesmo, não tem jeito, senão além de aprender linguagem chula, não comumente usada, fica-se sempre parecendo um "índio" falando português! rs beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu também estou estudando italiano, pois logo me mudarei para a bota, qdo chegar penso em fazer algum curso para me auxiliar no aprendizado, por enquanto sou autodidata, fiz até um blog pra me ajudar e poder ajudar outras pessoas que também tentam aprender por conta própria via internet, quem quiser passa lá
    http://www.cursoitaliano.com.br/

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...