terça-feira, 28 de setembro de 2010

15 de Setembro - Independencia do Mexico

Uma das coisa que eu mais gosto em Miami (e já vi muitos brasileiros reclamarem sobre isso) é a oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares diferentes e conviver com varias culturas.

Trabalho em uma empresa fundada por mexicanos. Todo ano, meu chefe faz uma grande festa para comemorar o dia 15 de Setembro. O Dia da Independência é muito importante para os mexicanos e mesmo que não haja uma festa, toda família faz sua própria comemoração. Preparam pratos típicos, se reúnem com amigos e cantam o hino. Esse ano, eles capricharam na festa. A comida, como sempre, estava ótima. Ah! Um parênteses sobre a comida, aquilo que muita gente acha que e comida mexicana (tacos, fajitas, chalupas, burritos) é na verdade TexMex. A tradicional comida mexicana tem muito chilli sim, mas também tem uma porção de coisas mais. Um bom exemplo da culinária mexicana são os tamales de mole. Tamal e uma espécie de pamonha e o Mole e um tipo de molho preparado com varias especiarias  que vão de pimentas ao amendoim e chocolate. Uma delicia! Como o Mole e muito difícil de ser preparado, pois consiste em torrar, secar, triturar varias coisas, o pessoal do trabalho sempre que pode traz a pasta pronta de Oaxaca. Depois e só adicionar caldo de frango e ir dissolvendo e misturar a alguma carne desfiada. Enrola uma tortilla e pronto!Ah! A tortilla para eles e como o nosso pãozinho francês. E através do preço da tortilla que eles medem a inflação.rsrs (lembrei do Bonner: " o preço do pãozinho francês bateu novo recorde")

Outra coisa que admiro nos mexicanos é o orgulho que eles tem de sua própria cultura. Independente da faixa etária ou classe social. Todos adoram mariachis e cantam com a alma todas as musicas. E na hora do hino colocam a mão direita sobre o coração. Sempre me emociono muito ao vê-los. Gosto dos mexicanos e morro de vontade de conhecer o México, quem sabe ano que vem..


Os Mariachis contratados para a festa são da companhia Mora Arriaga. Eles já fizeram até turne com a Shakira! Aos poucos vou aprendendo as musicas...rsrsrs mas as que eu mais gosto são "Si nos dejan" e "Usted" do Luis Miguel.





Maracas!
Nós e os donos da festa! Lulu e Arturo.Nossa meu rosto esta inchado e todo manchado. Nessa semana, tive uma alergia a algo que comi e logo em seguida, meu siso (sempre tão ajuizado) resolveu me dar trabalho.Sou meio atrasada em relação aos dentes, até hoje tenho dente de leite. Só tenho 3 sisos e um não termina nunca de nascer.

 

Um beijinho de Bigode!






7 comentários:

  1. Que Jóia! Tb um monte de amigos mexicanos na Espanha e adoro todos! São muito boa gente! E a comida...hmmmm...mas com o "pique" a gente se acostuma pouco a pouco!

    ResponderExcluir
  2. aqui eu sinto a mesma coisa. Conheci gente de paises que eu nem imaginava onde ficavam, como Sri Lanka por exemplo. Fiz amigas argentinas, peruanas, equatorianas, russas, italianas... É sempre bom conhecer novas culturas, mas confesso que com a comida só meio fresca, não saio provando não. Quero sempre saber do que é feito rsrsrs. beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Thais! Vim retribuir a visita lá no Jaboticabal hehe Gostei do cantinho de vocês. Essas comidas mexicanas me deram uma fome...:D Gostei das fotos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Que barato!!! Eles parecem bem patriotas mesmo. Amo a culinária mexicana, como vc disse tem muito chilli, mas eu também sou apaixonada por comida bem picante. Nunca experimentei os doces e esses aí da foto parecem deliciosos.
    Realmente essa oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro não temos muito no Brasil.

    Vc muito chique vendo a aprasentacão de uma banda que já esteve com a Shakira!

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Le e Thais, obrigada pelo comentário lá no blog!

    E muito legal o blog, achei engraçado que vcs moram "há um oceano de distância", pois vivo o mesmo com a minha irmã que mora na Suíça, enquanto eu estou estudando no Canadá. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola Le!
    Vim aqui retribuir a sua visitinha ao meu Temperinhos & Afins. Alias, acho q vim pra ficar, pois adorei o blog de vcs. Me identiquei muito com essa vida de expatriada cheia de descobertas, saudades, desenvolvimento...
    Eu tb sou mega fa de comidas mexicanas, e recomendo totalmente uma ida ao Mexico!!! Fui ha uns 5 anos e adorei!
    Bjs

    PS. Indiquei o blog de vcs!

    ResponderExcluir
  7. Lele,
    Eu tb tentei postar um comentario e não consegui.Acho que o blogspot está zoando a gente! rsrsr
    Mas vamos lá:
    Muito legal este convívio com pessoas de diferentes nacinalidades.Muito enriquecedor!
    Já estou amando o presente antecipado-os guardanapos! Meu TOC agradece! rsrsrsrs
    Boa viagem e mate bem as saudades da Thais! Só falta a Tati!

    Bjokas

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...