quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Orgulho e Preconceito

Só estou morando na Itália há 7 meses, sei que tenho muito para conhecer, que a minha experiência aqui só está começando e que ainda vou aprender muita coisa, entre elas lidar com o pensamento Europeu. E tem uma coisa que as vezes me incomoda por aqui: o egoísmo excessivo. Não sei se é uma característica europeia, mas é uma coisa bem presente. Por exemplo: quando cai um avião, ou tem um atentado ou alguma catástrofe dessas internacionais, o jornal aqui anuncia assim: 

Terremoto no Chile, 33mortos, 345 feridos, felizmente nenhum italiano

Avião cai com destino a Paris, nenhum italiano estava entre os passageiros desaparecidos.

Isso quer dizer que a notícia só é realmente triste para eles se um italiano estivesse no meio? É como se eles dissessem, nós estamos a salvo então o resto que se dane! Não que eu queira que os italianos morram por ai, mas a leitura que eu faço é essa:  já que só morreu chileno tá tudo bem, mas se morrer um italiano aí a gente vai chorar em praça pública, vai haver comunicado do presidente, todos os programas de televisão vão lamentar o ocorrido...

Hoje o debate na televisão era sobre os alunos estrangeiros nas classes de aula. Discutiam a manutenção ou não das classes multi-étnicas, como se para os italianos fosse um insulto conviver com pessoas de outros países, raças ou crenças. Isso pra mim é racismo! Eu sei que cada um tem que olhar o seu lado e que nós brasileiros não estamos acostumados com esse tipo de realidade. Mas vocês realmente acham que é mais difícil para as crianças italianas se adaptarem aos colegas estrangeiros do que o contrario? Vocês imaginem o que devem passar os filhos de mulçumanos, que têm que aprender outra língua, rebolar pra passar na escola, ser aceito pelos companheiros e ainda ver os amiguinhos fazendo um bando de coisas que eles não podem fazer! Falem o que queiram, mas eu não consigo crer que em uma classe com 24 italianinhos e 7 estrangeiros seja mais difícil para os nativos a adaptação.

8 comentários:

  1. Nooossa seria cômico se não fosse trágica esse egocentrismo do Italiano.
    Essa impressão está bem clara no comportamento deles, eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Viva nosso país! Onde compramos pãp na padaria de um português, lampada na lojinha de um espanhol, jantamos no restaurante do italiano ou do japonês,etc...E na sala de aula tem bulgaro, frances, americano...todo mundo junto e misturado!

    Vai se acostumando! O povo ai acima do equador(americanos e europeus) são assim mesmo!

    Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Desde que me mudei para os EUA isso foi uma das coisas que mais me chama a atencao. A forma como os americanos introduzem os estrangeiros ao pais deles sem problemas. Aqui vc ve estrangeiros em todos os lugares e condicoes socias. Eh bem bacana essa caracteristica deles. Nunca imaginei que a Italia fosse assim, foi com tristeza que li seu post hoje.
    Bjo

    Tata.

    ResponderExcluir
  4. Acho que nem todo europeu, viu? Pelo menos, ainda não tive o azar de ler isso nos jornais alemães.
    Pq, né?, coisa sem noção!
    Mas, se não me engano, já li no Brasil algo parecido. Claro que eles não destacam que não houve brasileiros, mas qdo acontece (de haver brasileiros) aí vira notícia para uma semana.
    Meu marido é professor numa escola onde 85% dos alunos são estrangeiros e acho que nunca teve esse tipo de discussão por aqui, pelo contrário, a discussão é sempre em como integrar mais.
    Não conhecida esse lado dos italianos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nossa..vou corrigir:O povo...é assim mesmo! Cruz! Ficou horrível o português! rsrrs
    Ah! Vou passar aqui e aproveitar para convidá-las a ir lá no meu blog ver minha criação para o concurso de uma blogueira fantástica:Kátia Bonfadini(http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com)
    Minha mesa é a de nº 5. Conto com os votos de vcs a partir de amanhã, ok?

    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Thais este é um assunto delicado.
    Estou morando em Milão ha quase 2 anos e a adaptação até hj é difícil. Nunca me senti em casa.
    Li estes dias no jornal que está indo para votação um projeto que fará com que os estrangeiros depois de 2 anos, passem por um teste que avaliará fluencia no idioma e requisitos relativos a legislação. Caso vc não tenha um score mínimo de 30%, vc deverá sair do país.
    E aí?

    ResponderExcluir
  7. oi Thais, o preconceito é forte e declarado. Estrangeiros aqui na europa são sim 'subclassificados'. Tem que rebolar ainda mais pra poder ter o teu próprio lugar ao sol e o respeito dos nativos. Força pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Bom, aqui na Holanda o racismo já está virando xenofobia mesmo - e eu digo isso porque moro aqui há quase 17 anos então acho que já tenho direito de dar minha opinião.

    Aqui também vive se falando em integração (como a Eve disse na Alemanha) mas por trás dessa estória há muita discriminação e nas cidades maiores (como Amsterdã onde moro) já existem escolas brancas e escolas negras (assim mesmo que eles chamam aqui: witte e zwarte scholen, acreditem se quiserem).

    No mais, se quiser saber mais sobre minha vida de imigrante na Holanda, passa lá no meu blog (eu falo de vários assuntos mas tem um marcador para isso).

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...