segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fique de Olho - glaucoma

Em Janeiro de 2008, sem nenhum motivo, eu resolvi ir ao oftalmologista. Como todos da minha família usavam óculos, incluindo meus pais, avós e irmãs, resolvi conferir se estava tudo ok. Elegi o medico no livro do plano mesmo, sem nenhuma indicação, até porque já imaginava o diagnóstico de algum distúrbio, mas com um grau bem baixinho. Hora marcada e lá fui eu observando as vitrines no caminho e imaginando um modelo bem fashion para meu novo óculos.

O Doutor era bem atencioso e já de cara me perguntou o motivo da consulta. -Controle. - respondi eu tranquila. A consulta demorou um pouco mais do que eu esperava. Era um tal de passa para uma maquina, depois para outra, pinga colirio, luz forte e percebi que ele examinava com muita atenção. Depois de longos minutos me veio a boa noticia: você não precisa de óculos, mas em seguida a palavra PORÉM... e então me alertou que havia encontrado algo inesperado: minha pressão intraocular era alta eu tinha um sinal aparente de glaucoma no olho esquerdo. Como tenho casos na família desta doença (tanto do lado paterno, quanto materno) resolvemos investigar.

Procurei outras duas médicas e acabei me tratando com a Doutora Tatiana Cavalcanti, que é simplesmente maravilhosa. Ela me revirou do avesso com todos os tipos de exames existentes e os mais modernos e mesmo não se podendo diagnosticar a doença (porque não é simples, depende do acompanhamento e evolução do paciente) decidimos começar um tratamento com colirio para garantir o controle da pressão e preservar a minha visão, porque os meus resultados não eram claros, mas estavam no limite. Ela explicou também, que no passado, os pacientes poderiam sofrer a perda da visão porque só descobriam o glaucoma quando a doença já estava bem avançada. O glaucoma é uma doença do nervo óptico, e embora esteja relacionada com a pressão ela não tem muitos sintomas (eu nunca senti nada). Mas hoje em dia exames como fundo de olho e medição de pressão já fazem parte da rotina nos consultórios, o que facilita o diagnóstico precoce.

No mais, devo pingar uma gota de colírio duas vezes ao dia em cada olho, o ruim é que é para toda a vida. A cada 6 meses faço os exames de rotina, porque infelizmente com o tempo o colirio passa a não fazer efeito e é preciso troca-lo. Depois dessa minha descoberta, toda a familia fez sua visitinha ao médico para saber se estava tudo bem. E infelizmente a minha mãe descobriu ter o mesmo problema e relutou um pouquinho com o tratamento, mas agora já está se cuidando. Fica a minha dica para fazer uma visitinha ao oftalmologista, porque como o glaucoma existe outras doenças que nem imaginamos.

15 comentários:

  1. Uma visitinha ao médico endocrinologista eu sempre faço uma vez ao ano, pois tenho problema de tireóide. AGora confesso, desde que fiz a cirurgia de miopia há uns 3 anos, só voltei no oftamologista para as revisões, e como a última doi há dois anos, abandonei de vez o médico que eu tive que aturar por mais de 15 anos!!! Me senti livre, leve e solta por saber que não precisaria voltar a vê-lo até a idade chegar (ou até algum sintoma de miopia voltar a aparecer). Mas tens razão, qdo voltar ao Brasil vou passar lá pra dar um oizinho pra ele! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oh, well...minha pressa intraocular tambem e alta, mas nao uso nenhum colirio, so acompanho. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, meninas! Quando estiver no Brasil, farei minha revisão.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Thais,
    Boa dica! Tenho caso de glaucoma na família e por isso as visitas ao oftalmologista têm que ser periódicas e sempre com a medida da pressão do olho. Aliás, todos deveriam visitar o oftalmologista periodicamente, prevenção é o melhor remédio.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Um dia eu estava quebrando o pau com o meu marido, por que ele dizia que eu tinha audicao seletiva...

    so de pirraca fui ao otorrino. Imagina a minha surpresa (quase surto) quando descobri que eu tinha uma doenca genetica e que eu era surda.

    PO!!! SURDA MESMO?????

    Ai liguei pra minha mae , que fez os exames e descobriu que tb era...

    Passamos a vida sem saber que eramos surdas...kkkk


    adorei ler sua historia, me inspirou pra contar a minha.

    Beijo e cuida bem dos seus olhos!

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei assustada. Mas, pelo menos, nao sei de nenhum caso desse na família.
    Contudo, tenho o mesmo problema da Inaie com a audição seletiva... genética. Tenho 5 tios e minha mãe com problemas (de um total de 8 filhos).
    só de imaginar ter que tomar alguma coisa pro resto da vida desanima.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Valeu a dica!
    Ao voltar ao Brasil, farei uma visita ao oftalmo.

    ResponderExcluir
  8. ESTOU PRECISANDO IR AO OFTALMO TENHO QUE TROCAR HABILITAÇÃO E A MINHA É COM CORREÇÃO VISUAL!
    BOA SEMANA MENINAS!

    ResponderExcluir
  9. Agora estou com a pulga atrás da orelha. Minha mãe descobriu tb esse ano que tá com glaucoma. Vou ficar de olho na próxima revisão no oftalmo. bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Um alerta muito bom, pra que não descuidemos de nossos olhos, indo regularmente ao oftalmo.
    Valeu.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Nossa,
    Que susto né?!
    Mas é ótimo saber da sua experiencia, para nao marcar bobeira
    na minha consulta.
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs
    Gi

    ResponderExcluir
  12. Nossa, obrigada pelo alerta!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  13. Ótima dica. Tb já tive problema sério nos olhos e aprendi no susto como é importante cuidar bem deles. Ainda bem que vc descobriu em tempo. bjo

    ResponderExcluir
  14. Também tenho histórico na família, vou ver se faço um exame! obrigada pela dica! beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Thaís!
    Sabe que a alguns anos atrás tive um problema de visão bem sério em que fui diagnosticada com toxoplasmose, na época foi dramático por que não era uma doença conhecida e levei muitos meses para que descobrissem o que eu tinha, perdi 98% da visão de um olho, mas que graças a um médico exelente isso foi revertido. Hoje ainda tenho as cicatrizes nos olhos (que são pequenas manchas que só eu vejo...) e deveria fazer avaliação ao menos uma vez ao ano para saber se tudo vai bem...
    Mas o importante é estar sempre assistido por bons médicos que graças a ciência quase tudo se pode tratar né!!!
    beijos
    Mônica

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...